Santa Maria

O primeiro dos textos que virão sobre a visita ao reduto de Santa Maria, na amada Timbó Grande.

 

“A guerra acabou. Não me sigam mais”, disse o Flagelo de Deus para os seus. Todos filhos daquela terra vermelha de sangue. Todos que sobreviveram à frieza do rio Lava Tripa. Todos que enterraram os seus ou os perderam pelo mundo. Um mundo grande como seus corações que sangravam de dor e agonia enquanto corriam serra acima em busca de alimento e sobrevivência.Suas casas destruídas. Sua vida retirada. Sua morte negada.

Ainda choram os corações dos mortos sepultados no Vale da Morte. Ossos escondidos sob a terra, a grama e a água (a absurda água que lá está). A terra que treme… ou era minha mão que tremia ao tocá-la? Ou era meu peito que se abria para reconhecer algum traço humano naquele enorme vazio? Ou eram as minhas lágrimas que se calavam em respeito e reverência ao tentar (em vão) imaginar a grandeza do último reduto? Lá onde é possível morrer sem deixar rastro algum. Aqui no meu peito que arde. No Vale onde a morte está enterrada. Aqui onde o vazio ainda grita emudecido.

Calam-se as pessoas diante de Santa Maria. Lavouras de palavras plantadas naquele solo não poderiam descrevê-lo e serviriam tão somente para terminar de destruí-lo. Classificariam o inclassificável. O que é Santa Maria, afinal? É Vale, terra, território, espaço, tempo. É roseira, grama, ossos e sangue. É água, rio e pinus. É substantivo, adjetivo, artigo, verbo. Santa Maria é um dicionário inteiro de palavras que não se unem. São fragmentos. Pedaços de vida, de memória e de gente que se somam desordenadamente. Compreender Santa Maria é possível, apenas, se você entender um pouco. Não de geografia, história, antropologia, turismo ou língua portuguesa. Santa Maria se compreende apenas sendo gente.

Anúncios

Um comentário sobre “Santa Maria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s