Coração Contestado

Era lá e era também aqui. Lá na terra que era coberta de mato e virou roça e depois descampado pisoteado por trabalhadores que fixavam trilho e sangue. Lá onde o trilho se espalha como veias e o sangue escorre para dentro da terra que me compôs. Eu que sou terra que hoje volta a se cobrir de mato e se enrola em meus pés parecendo querer frear meu avanço, ignorando que preciso seguir no caminho pedregoso que margeia os trilhos para chegar ao local apontado pelo Santo.

E era pra lá que eu devia ir para conseguir chegar aqui. Aqui dentro onde meu coração se comprime ao perceber a linha reta da ferrovia que já não funciona, mas denuncia a distância. Muitas distâncias que se debruçam sobre as bordas dos muros erguidos ano após ano, pois não podem caber em simplificações. Porque elas escorrem como o sangue que já não cabia sobre a terra e precisou se enterrar e se levantam como o fogo que já não cabia sobre os corpos e precisou invadir as casas e se avolumam como a avareza que precisa consumir tanto quanto for imaginável existir no mundo. Nesse mundo que é tão difícil de compreender enquanto gira e que não para nunca de girar.

Gira também meu corpo em torno do seu próprio eixo enquanto passo sobre os trilhos. Há música em meus ouvidos e tropeços em meus passos. Caio sobre as pedras para manchar minha pele com o roxo da pancada do meu peso contra o ferro que me margeia. Eu que não passo de um monte de carne crispada sobre as tábuas que resistem à ação do tempo e do esquecimento. Eu que sou um saco de pele que cobre ossos sem mágoas do mundo. Eu que continuo com o sangue cuidadosamente abrigado na parte de dentro e não precisei vê-lo fugir de mim para dar vida e aquecer as veias dos trilhos enquanto a vida morria nas margens da ferrovia. Eu, que vejo o mundo de baixo, entre o rio e a rua, me levanto e sigo.

Sigo o sangue e as veias. Caminhos que levam ao coração.

Um comentário sobre “Coração Contestado

Deixe um comentário

